Páscoa e Natal o ano inteiro
Durante muitas décadas, Pomerode foi conhecida em todo o país como “A cidade mais alemã do Brasil”. Porém, em 2015, AVIP e ACIP criaram uma nova marca para Pomerode: “Nossa Pequena Alemanha”. Certamente, a escolha foi muito melhor. Aliás, a Associação Visite Pomerode transformou o turismo de Pomerode, colocando a cidade entre as mais famosas do Brasil. A cidade sempre teve seu charme, sempre teve uma aptidão natural para o turismo, mas o divisor de águas foi a criação da Osterfest, pela prefeitura do município. No entanto, como explicou o secretário de Turismo, Cultura, Desenvolvimento Econômico, presidente do Conselho de Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Pomerode, Sr. Manfredo Zmazek Goede, em programa de rádio, a festa reunia um público modesto de 2.000 pessoas.
Foi quando a prefeitura desistiu de produzir o evento que a AVIP se sentiu na obrigação de resgatar esse evento, como consta em seu site. E foi a partir desse momento que a Osterfest colocou o evento no calendário do turismo nacional. Até havia matérias em programas da Rede Globo antes disso, mas nada comparável à capacidade empreendedora da AVIP, que por muitos anos foi presidida pelo Sr. Manfredo. O evento é tão fantástico que possui vários recordes mundiais. É impossível imaginar o turismo de Pomerode sem as mentes brilhantes da AVIP. São, definitivamente, especialistas em marketing. Para se ter uma ideia do quão fantásticos e inovadores eles são, Pomerode será a primeira cidade brasileira a realizar uma Páscoa durante o ano inteiro.
É isso mesmo: o Ovo Gigante ficará em exposição o ano inteiro, permitindo que os turistas possam apreciar esse monumento internacionalmente premiado durante vários meses. Que ideia genial! É muita generosidade e preocupação com o turismo. Além disso, teremos o Festival Gastronômico, que é, sem dúvida, o melhor do país, realizado pela AVIP, e a 13ª Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel, que é realizada pela prefeitura, mas as inscrições são pela AVIP, mostrando essa harmonia maravilhosa da iniciativa público-privada. AVIP e poder público é um casamento que deu certo.
A Rota do Enxaimel também foi reformulada, já que a pioneira não era boa. Então criou-se uma melhor, com o mesmo nome, mas que tem muito mais resultados. Outra atração são as luzes de Natal, que os turistas amam e, por isso, ficarão o ano inteiro, respeitando aqueles turistas que não puderam vir no Natal. É ou não é fantástico? Certamente, o Ministério do Turismo tem muito a aprender com a AVIP. Então, não perca tempo: venha para Nossa Pequena Alemanha, onde nem a Páscoa e nem o Natal acabam. Pomerode não tem serra nem mar, mas tem sua cultura. Vem pra Pomerode.